Diário de Bordo

6 comentários:

  1. Curso Educador digital
    Professor: João Bomfim Filho
    Aluna: Luzia Cavalcanti Bezerra

    O uso da tecnologia na escola
    O uso da tecnologia vem avançando a cada dia no cotidiano escolar. Esse avanço está trazendo muitas mudanças para a educação. O professor precisa se informar sobre essas mudanças para que suas aulas não fiquem tão mónota e sem interesse por parte dos alunos. O aluno está sempre ligado a estas mudanças, trazendo para sala de aulas novidades que o professor precisa trabalhar-la com muito cuidado, pois muitas delas podem trazer contribuição para o ensino/aprendizagem.
    Em minha opinião não vejo muita perda na leitura, a partir do momento que um aluno liga o computador e entra na internet ele está fazendo alguma leitura . Diante da escrita vejo que o aluno está perdendo a forma correta de escrever as palavras, de acordo com a gramática, eles tem preguiça de escrever palavras completa vão adquirindo novos hábitos na escrita reduzindo assim as palavras. O ganho na leitura e escrita digital é quando o aluno começa a explorar a internet noticias de seu interesse como os trabalhos realizados pelo professores em sala de aula e outras informações.
    Para minimizar a perda nesse processo é acabar com o acomodamento em determinadas vantagens que alguns programas fornecem exemplo: texto que são digitados, automaticamente o Programa Broffice faz a correção destas palavras. Com isto o aluno poderá se acostumar com estas correções, deixando para traz o uso do dicionário. Para diminuir essa perda basta só o professor demonstrar controle e segurança no assunto exposto por ele, realizando pesquisa e observando as palavras no editor de texto que parecem grifadas de vermelho para ser corrigido em dicionários com isto o aluno vai se adaptando a utilizar-lo.
    Para potencializar o ganho da tecnologia em sala de aula o professor poderá realizar atividades que motive o aluno a pesquisar em sites educacionais abordando os conteúdos da disciplina que leciona e trazendo assuntos que estimule a curiosidade e o interesse do educando.

    ResponderExcluir
  2. DIÁRIO DE BORDO
    1º encontro do curso professor digital
    Mamanguape, 05/10/11
    Início do curso professor digital. O Tutor do curso começou sua aula mostrando as ferramentas que serão necessárias aos manejos do computador. Este programa é muito importante porque o professor irá entrar no mundo de informática. Ele vai poder preparar suas aulas mais dinâmicas e criativas.
    Inclusão Digital? Educação Digital?
    É a Forma de incluir informação e métodos para que o professor tenha tais recursos para administrar suas aulas. Inclusão digital é uma forma de evoluir dentro da tecnologia . É através da educação digital que temos uma série de recursos que possibilitem um melhoramento na prática docente. Não se pode mais fugir desse aspecto, pois o mundo avançou e a educação não pode ficar de fora. Diante dos novos desafios na era da informática, há uma necessidade maior de conhecimento nessa área pois sabemos que os alunos de hoje tem enorme acesso a esse tipo de tecnologia. Por isso cursos como este, oferecidos pelo Governo do Estado têm contribuído para a formação de um novo educador, ou seja, um educador capaz de interagir com as diversas possibilidades de se fazer educação. Todavia, esta nova proposta aliada ao conhecimento que já é do próprio educador apenas viabiliza os alunos da importância da tecnologia e o seu rico conhecimento.
    “Texto criado pela 1º turma de Educação Digital''
    Mamanguape, 05 de Outubro de 2011



    Rita Botêlho e Luzia Cavalcanti

    ResponderExcluir
  3. 14/10 2011
    2º encontro
    Diário de Bordo
    Aula de hoje, o professor mostrou a importância da informática para o desenvolvimento dos seres humanos nas escolas, comunidades, nos Países. A informática é um instrumento de suma importância para o crescimento profissional e intelectual dos seres humanos. É através da informática que recebemos e levamos informações de todos os lugares do planeta terra. O professor passou um vídeo relatando a historia da Índia. O nome do vídeo era o Buraco no muro. Assistimos ao vídeo e fazemos comentário sobre ele. Essa atividade foi realizada em dupla.
    Unidade2_atv1_Luzia. Patrícia

    O BURACO NO MURO
    A Índia é um País pobre com muito analfabetos. Um Empresário resolveu investir neste País através da informática, colocando computadores para que todos da comunidade tivessem acesso, mesmo sem ter o conhecimento da leitura. Com a chegada dos computadores as crianças foram incentivadas a utilizar esse novo instrumento de estudo e os rendimentos escolares das crianças evoluíram muito, pois eles ficaram mais estimulados com a nova descoberta. Apesar da pobreza, a Índia investe muito nas novas tecnologias, pois é, através dela é que o País, se desenvolve tanto na educação como na saúde pois eles estão sempre descobrindo novos caminho para o crescimento de forma geral . Com a chegada desses computadores as crianças mesmo sem noção tiveram a iniciativa de se aproximar e descobrir o mundo da Informática.

    ResponderExcluir
  4. 19/10/11
    3º encontro

    O professor ensinou como criar uma conta no glob e mandou que nós criássemos o nosso blog que é uma ferramenta que utilizamos para nos comunicarmos através da internet. Esse blog traz bastante informação sobre pessoal das pessoas que utilizam esse tipo de ferramenta. Depois do blog criado o professor pediu que fizesse mudanças para que ele ficasse do nosso jeito.






    26 / 10/ 2011
    4º encontro

    O professor passou um vídeo mostrando a importância das animações dos vídeos, nos slides para tornar as aulas mais criativas e mandou que nós fizéssemos um texto falando da forma de utilizar as tecnologias no nosso cotidiano em sala de aula. Esse trabalho foi realizado em dupla. Hoje fiz o trabalho com Célia.

    Atividade individual

    Curso Educador digital
    Professor: João Bomfim Filho
    Aluna: Luzia Cavalcanti Bezerra

    O uso da tecnologia na escola
    O uso da tecnologia vem avançando a cada dia no cotidiano escolar. Esse avanço está trazendo muitas mudanças para a educação. O professor precisa se informar a essas mudanças para que suas aulas não fiquem tão mónota e sem interesse por parte dos alunos. O aluno está sempre ligado a estas mudanças e trazendo para sala de aulas novidades que o professor precisa trabalhar-la com muito cuidado, pois muitas delas podem trazer contribuição para o ensino/aprendizagem do aluno.
    Em minha opinião não vejo muita perda na leitura, a partir do momento que um aluno o liga o computador e entra na internet ele está lendo alguma coisa. Diante da escrita vejo que o aluno está perdendo a forma correta de escrever de acordo com a gramática eles tem preguiça de escrever palavras completa vão adquirindo novos hábitos na escrita reduzindo assim as palavras. O ganho na leitura e escrita digital é quando o aluno começa a explorar a internet noticias de seu interesse como os trabalhos realizados pelo professores em sala de aula e outras informações.
    Para minimizar a perda nesse processo acabar com o acomodamento em determinadas vantagens que alguns programas fornecem como, por exemplo: texto que são digitados, automaticamente o Programa Broffice faz a correção destas palavras. Com isto o aluno poderá se acostumar com estas correções, deixando para traz o uso do dicionário. Para diminuir essa perda basta só o professor demonstrar controle e segurança no assunto exposto por ele, realizando pesquisa e observando as palavras no editor de texto que parecem grifadas de vermelho para ser corrigido em dicionários com isto o aluno vai se adaptando a utilizar-lo.
    Para potencializar o ganho da tecnologia em sala de aula o professor poderá realizar atividades que motive o aluno a pesquisar em sites educacionais abordando os conteúdos da disciplina que leciona e trazendo assuntos que estimule a curiosidade e o interesse do aluno.

    Atividade em dupla
    Célia e Luzia






    De que forma utilizar as tecnologias no cotidiano?








    De todas as formas possíveis, pois estamos vivenciando a era tecnológica. Em nossa vivencia escolar como educador devemos estar atentos a aplicar em nossas aulas, pois o nosso alunado está cansado de participar de aulas monótonas. O educador deve utilizar os recursos que a escola dispõe para que suas aulas sejam prazerosas e objetivas, como: música, filmes, slides show, sala de informática para pesquisas.

    ResponderExcluir
  5. 09/11/11
    5º encontro

    O professor mostrou uma nova ferramenta de trabalho e outra forma de nos comunicarmos através desta ferramenta. Ele pediu que nós escrevêssemos mensagem e texto para enviar aos colegas de curso para que nos colocasse em prática essas novas ferramentas de comunicação. Depois de vários envios de mensagens o Tutor pediu que o grupo elaborasse um projeto para a criação do blog da escola.




    16/11/11

    6º encontro

    A atividade do sexto encontro do curso professor digital foi à realização de um projeto para ser aplicado na escola os recursos que a tecnologia nos oferece. Participaram de projeto todos os professores da Escola Umbelina Garcez que estão freqüentando o curso.





    23/11/2011
    7º encontro professor digital

    Na aula de hoje discutimos sobre a cooperação ( ou a interação) na rede e u uso da Wikipédia . O professor realizou uma leitura compartilhada e abril uma discussão do texto: O computador vai substituir o Professor? Este texto é muito interessante, pois trata de uma tecnologia que vem trazendo muita informação ao mesmo tempo o uso da internet. . Ela está trazendo consigo uns novos modelos de educação, uma forma diferente de ensino aprendizagem, têm que entendê-lo, aceita-lo e sermos protagonista dessas mudanças. Nós professores precisamos debater sobre a existência dessa grande rede e começarmos a pensa nas escolas que temos ainda fechada, limitada e desconectada do mundo, da vida do aluno. Necessitamos conversar sobre nossos sonhos para a escola. Sonhar com uma escola de boa qualidade é preciso, pois nos século passado muitos pedagogos acumularam sonhos sobre a sala de aula. Ivan Illich sonhava com uma educação que não fosse limitada às instituições, que formalizam tudo. Jean-Jacques Rousseau pensava numa escola que não corrompesse o homem, deixando simplesmente vir à tona o que temos de melhor. Jean Piaget queria que os níveis mentais fossem respeitados, sem pular etapas, para que não tivéssemos que aprender aos saltos, ou decorar o que não entendemos. Freinet sonhava com uma escola que permitisse o prazer, a aprendizagem agradável e divertida. Paulo Freire sonhava com um lugar em que o saber do aluno fosse valorizado, onde a relação vivida nas aulas fosse o ponto de partida para uma grande transformação do mundo. Goleman escreve sobre uma escola que permita desenvolver o lado emocional, que tenha espaço para as artes, a música, as coisas que, enfim, tornamos mais humanos.
    Mas não soubemos concretizar muitos desses sonhos. Talvez ainda não tivéssemos tempo, porque era preciso primeiro preparar aulas, corrigir provas, anotar no quadro e nos cadernos tantas e tantas explicações... De repente a tecnologia entra na escola e nos obriga a recuperar tudo isso. Temos que nos capacitar e aperfeiçoamos a cada dia se não corremos o risco de sermos substituído pelo computador. Porque ele transforma nossas exposições em aulas marcantes em aulas multimídia interativas, em hipertextos fascinantes, em telas coloridas e interfaces amigáveis para a construção do saber. Agora temos que nos preparamos porque está em nossas mãos à derrubada dos muros e começamos a fazer conexão com o mundo. Neste momento de evolução tecnológico depende de nós a construção de uma escola mais feliz. Feita por mestres e alunos que saibam juntos, propor links e uma janela para sala de aula. Onde aprender não seja uma tarefa árdua e penosa, mas sim uma aventura prazerosa. E para que isto aconteça o mestre tem que deixar para traz a figura de professor transmissor de conteúdos que há em si mesmo, e que os alunos abandonem seu papel de receptores passivos. Vamos tentar construir junto algo novo. É claro que nós, professores, vamos precisar de ajuda dos nossos alunos e eles saberão nos dizer como fazer. Com certeza eles irão contribuir muito com os professores dentro da sala de aulas. A final eles vão ser o nosso mestre, dentro da sala de aula vai acontecer sempre uma troca de conhecimento entre professore e alunos com isto o ensino e aprendizagem terá grande desempenho e evolução.

    ResponderExcluir
  6. Que as pessoas em 2012...
     Saibam calar e, acima de tudo, ouvir.
     Tenham sentimentos.
     Gostem do mar, da poesia e do canto da brisa.
     Tenham amor, ou então, sintam falta de tê-lo.
     Sejam felizes e convictas de que a felicidade não é privilégio de poucos, mas. Sim, direito de todos.
     Tem esperança e a certeza de que a fé sustenta as bases do amor.
     Amem o próximo e respeite a sua dor.
     Não sejam vulgares.
     Tenham ombros que se possa abraçar ou chorar, para que tenham a certeza de que vale a pena viver.
     Tenham um ideal e medo de perdê-lo.
     Compreendam o vazio dos solitários.
     Que a paz e alegria estejam presentes durante todo ano novo.

    ResponderExcluir